Insuficiência de quórum na sessão do dia 10/05 fez com que o Presidente da Câmara, vereador José Teles de Mendonça, suspendesse a pauta de votação

10.Mai.2018 , atualizado em 11.Mai.2018

Projetos contidos da pauta suspensa do dia 10/05, em conformidade com o Regimento Interno da casa, devem ser votados na próxima sessão.

Aberta a Sessão Ordinária do dia 10/05, na Câmara Municipal, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça (PR) concedeu a palavra ao vereador Sinvaldo Góis (MDB), que iniciou o seu pronunciamento parabenizando a todos que integram a APAE de Itabaiana, pelos seus 23 de existência no município, ressaltando, inclusive, as administrações do antigo presidente, Branco da APAE, bem como da atual presidente Ilenói. O vereador aproveitou o momento para parabenizar todas as mães pelo seu dia, que por sua vez, será comemorado no próximo domingo (13/05). O vereador parabenizou o governador Belivaldo Chagas pela exoneração do então secretário Almeida Lima, que segundo o vereador, deixou muito a desejar como gestor, principalmente no trato com o povo. Criticou a gestão municipal, dizendo que o prefeito humilha as pessoas e não cumpre com suas promessas. Também criticou a obra de reforma do mercadão, que segundo o parlamentar, além de demorada, tem apresentado falhas em sua execução, principalmente em relação ao material utilizado, que de acordo com o mesmo, é de péssima qualidade. Finalizou dizendo que o prefeito Valmir de Francisquinho só tem habilidade para fazer marketing.

O vereador José Roberto (PP) iniciou seu pronunciamento mencionando um convênio celebrado entre o município de Aracaju e o IPES/SAÚDE, que beneficia os servidores do município, informando na oportunidade, que juntamente com o vereador João Cândido irão apresentar um requerimento ao prefeito Valmir de Francisquinho, sugerindo que o mesmo também analise a possibilidade de firmar esse mesmo convênio com o IPES, afim de beneficiar os servidores do município de Itabaiana.

O vereador Gustavo Santana (MDB) iniciou parabenizando todas as mães através da sua própria, dona Tânia, pelo dia das mães, que será comemorado no próximo dia 13/05. O vereador também parabenizou o antigo presidente Branco da APAE e a atual presidente Ilenói, pelo trabalho que desenvolveram e desenvolvem em prol da APAE ao longo dos seus 23 anos de existência. O vereador parabenizou o município pela realização da festa do caminhoneiro, prevista para o próximo mês, contudo, criticou à contratação de atrações caríssimas para o evento, citando como exemplo, a contratação do cantor Wesley Safadão, pelo valor de R$: 400.000,00, enquanto que segundo o parlamentar, faltam medicamentos, médicos, exames e consultas no município. O vereador se posicionou contra os valores cobrados aos ambulantes durante a realização do evento. O vereador José Roberto pediu um aparte e defendeu que a taxa seja cobrada apenas aos ambulantes de outros municípios, entretanto, que os ambulantes comprovadamente residentes em Itabaiana sejam isentos da referida taxa.

O vereador Paulo Messias (MDB), iniciou cobrando a continuidade da obra de pavimentação da Rua que leva o nome da genitora da vereadora Ivoni Andrade, uma vez, que à rede de esgoto já está pronta. Parabenizou o município pela construção da praça do Bairro Sítio Porto que já está em execução. O vereador também criticou a contratação de grandes atrações para a festa do caminhoneiro, sendo que segundo o parlamentar, continua faltando medicamentos nos postos de saúde.

O vereador Marcos Oliveira (PTC), rebateu às críticas dos vereadores de oposição em relação à contratação do cantor Wesley Safadão, uma vez, que segundo o vereador, de forma demagógica, passaram toda a campanha eleitoral criticando o prefeito Valmir de Francisquinho pelo fim da Micarana. Para o vereador, a oposição é totalmente contraditória. O vereador Roosevelt Santana (PSB) pediu aparte e parabenizou o colega Marcos Oliveira pelo seu pronunciamento, e disse que o que se ouviu no dia hoje na tribuna, foi uma sequência de demagogias, citando o pronunciamento do vereador Sinvaldo Góis, quando parabenizou o governador Belivaldo Chagas pela exoneração do então secretário de saúde Almeida Lima, sendo que a bem pouco tempo, elogiava esse mesmo secretário, dizendo que o mesmo revolucionou à saúde do estado. O vereador Marcos Oliveira também rebateu às críticas da oposição em relação aos fogos utilizados durante às inaugurações ocorridas nos povoados Caraíba, Ribeira e Mangueira no último domingo (06/05), bem como, no bairro Queimadas na última segunda-feira (07/05).

Na ordem do dia, o presidente da Casa, vereador José Teles de Mendonça suspendeu à pauta em virtude da insuficiência de quórum para votação dos projetos. Em seguida leu uma mensagem em homenagem à todas às mães e encerrou à sessão ordinária do dia (10/05), convocando uma nova sessão para  a próxima terça-feira (15/05), em horário regimental.

10.Mai.2018 , atualizado em 11.Mai.2018